Clique nas imagens para ampliar
INSTALAÇÃO DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA CONTRA INCÊNDIO
Normalmente, em caso de incêndio, a energia elétrica é um dos primeiros serviços cortados. Dessa forma, a instalação de iluminação de emergência contra incêndio é um dos pontos mais importantes em uma edificação, pois garante iluminação suficiente para a evacuação do ambiente em segurança, facilita a ação do corpo de bombeiros na remoção de feridos e sinaliza a rota de fuga.
A iluminação de emergência contra incêndio segue as normas da NBR-10898 e deve ser aprovada pelo Corpo de Bombeiro durante a vistoria para liberação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB). Dessa forma, os pontos de iluminação devem ser distribuídos estrategicamente, iluminando as saídas, os obstáculos, as rotas de fuga e os equipamentos de combate ao incêndio.
São dois os tipos de iluminação de emergência contra incêndio:
Iluminação de aclaramento - com função de distribuir iluminação de emergência contra incêndio, sendo luminosidade mínima de três lux piso, em locais livres de obstáculos, e cinco lux piso, quando há obstáculos e escadas;
Iluminação de balizamento - orientação da rota de fuga.
INSTRUÇÕES BÁSICAS PARA INSTALAÇÃO DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA CONTRA INCÊNDIO
O projeto deiluminação de emergência contra incêndio deve levar em consideração alguns pontos primordiais que não podem ser deixados de lado, pois estamos tratando da segurança e integridade das pessoas e do patrimônio.
Em primeiro lugar, ressaltamos a qualidade das luminárias e dos blocos autônomos. As primeiras serão alimentadas pela rede local com tensão não superior a 30V no momento em que a energia for cortada e, no caso dos blocos autônomos, estes permanecem conectados à rede elétrica com a bateria sempre em carregamento. No momento em que a alimentação da bateria falhar, esta entrará em funcionamento e a luz se acenderá.
Outro ponto de vital importância são os eletrodutos que devem ser separados na rede principal do estabelecimento e protegidos contra o fogo. Quando externos, devem ser metálicos.
A manutenção de cada equipamento é definida pelo fabricante, mas recomendamos testes periódicos para que se observe se há lâmpadas queimadas e se a iluminação está suficiente.
SAIBA UM POUCO SOBRE A TECHNICAL FIRE
Iniciamos nossas atividades há mais de 15 anos, dedicando-nos integralmente ao segmento de prevenção e combate ao incêndio. Vendemos equipamentos e serviços, projetos elaborados por nossos colaboradores especializados no setor e, há três anos, contamos com nosso próprio centro de treinamento, onde ministramos cursos e treinamentos para brigadistas e bombeiros civis.
Para saber mais sobre Iluminação de emergência contra incêndio
Ligue para 11 4813-2900 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!